domingo, 15 de julho de 2012

PAPAI NÃO É MAIS AQUELE


(Carta de uma adolescente a seu pai)

Paizinho, você não é mais aquele. E estou feliz da vida por causa disso. Outro dia, a vovó me disse que, graças a Deus, já não existem mais pais como os de antigamente. O pai dela, avô da mamãe e meu bisavô, era um sujeito muito durão, que não brincava nem conversava com os filhos pequenos. Só dava bronca. Mandava as crianças saírem da sala quando chegavam visitas... Do tipo "machão". Não ajudava a mulher em casa nem deixava que ela trabalhasse fora. Era o manda-chuva. Só deixava as filhas casarem depois dos vinte anos. E era ele quem escolhia os futuros genros! Parecia o dono da verdade. Ninguém podia ir contra
as idéias dele.
Que bom que as coisas mudaram e os pais de agora são diferentes! Mas o que me deixa mais contente, pai, é ver que você também mudou. Desde que se ligou em Deus e começou a ler a Bíblia e ir à igreja, está cada vez mais legal.
Você mudou bastante. Parou de fumar. Não bebe mais. De certo é por isso que anda mais bem disposto. Canta debaixo do chuveiro. Volta bem-humorado do trabalho...
Parece que, finalmente, descobriu seu segredo da felicidade, não é?
Nem parece o mesmo de uns anos atrás. Brigava tanto com a mamãe. E eu não gostava nada daquilo. Dava raiva, quando você saía bravo e a deixava chorando.
Várias vezes eu disse para ela que achava melhor vocês se separarem. Agora mudei de idéia.
As coisas andam tão diferentes aqui em casa que, às vezes, até penso que estou sonhando. Você conversa com mamãe sem discutir. 
 Valoriza o que ela faz. Pede desculpas quando vê que estava errado. Não reclama se a mamãe ainda não aprontou o almoço quando você chega. Não fica dizendo para ela ser mais econômica. Vai ao supermercado. Faz a feira. Ajuda a mamãe nos fins-de-semana... Isso é que é marido! Quando eu casar, quero um desse jeito.
Falando sério, pai: fico tão feliz quando você leva a gente para passear. Adora ouvi-lo contando histórias da Bíblia! E quando você troca idéias comigo, mostra interesse pelos meus problemas, pergunta como vão as coisas na escola, ficou super contente.
Você tem sido mais tolerante comigo. Mais compreensivo. Amoroso. E isso está modificando minha maneira de pensar sobre Deus, o "Papai" do Céu.
Sabe, ainda não sei muita coisa sobre Jesus, mas acho que, se Ele tivesse casado, teria sido um pai assim. Igual a você, paizão. Feliz dias dos Pais!
Carolina "O melhor presente que todo Pai pode dar ao seu filho, por mais pobre que seja, é o exemplo." 
 
(Coelho Neto)
 
 

Nenhum comentário: