domingo, 15 de julho de 2012

Dia dos Pais - Pensamentos e Poesias

OI PAI
(Valter da Silva Costa)

Desde muito pequeno aprendi a copiar seus gestos.
Seu jeito de andar, de sorrir, de falar, de dirigir...
Pequenos detalhes de seu comportamento.
Aprendi seus ditados, suas estórias, suas verdades.
Quem dera tivesse herdado suas virtudes...
Aprendi a desafiar suas leis, e vi teu rosto de satisfação com minhas vitórias.
Mas vi também a compreensão e os conselhos quando colecionei derrotas.
Aprendi a te amar e a te compreender
Aprendi como é duro tentar e ser alguém como você é.
Aprendi que tua presença é tudo que eu poderia querer.
E por graça do nosso Criador ela estará sempre em mim.
Obrigado Senhor, por ter me concedido meu pai !

__________________X_________________________


Pensamento
"Existe algo ilimitado no amor de um pai,
algo que não pode falhar, algo no qual acreditar
mesmo que seja contra o mundo inteiro.
Nos dias da nossa infância, gostamos de pensar
que nosso pai tudo pode; mais tarde,
acreditaremos que seu amor pode compreender tudo."
(Frederick Faber) 
__________________X_________________________
  Poesia - EU SOU PEQUENO
Eu sou pequeno.
Estou na insegurança dos primeiros passos.
Não sei falar o que sinto,
mas sei do que necessito.
Não me negues a tua paternidade,
nem a tua compreensão.
Não basta que me apontes o caminho
Quero que caminhes comigo,
passo à passo, dando-me tuas mãos.
Não me negues a luz da tua experiência.
Estou começando a aprender.
Responde às minhas perguntas,
não com mentiras,
nem com meias verdades.
Fale-me palavras simples,
do jeito que eu possa entender.
Brinca comigo.
Sê meu herói,
meu grande amigo:
e me ensinas a bem viver
Oh! Pai, eu sou criança!
Cativa-me amando-me.
Desejo sentir-me "teu filho"
e ter o tamanho de tuas esperanças.
Obrigado
meu Deus
pelo meu
amado Pai... 
 __________________X_________________________
 O PAI E O FILHO NA MONTANHA
De repente, o menino cai, se machuca e grita: - Ai!!!
Para sua surpresa, escuta sua voz se repetindo em algum lugar da montanha: -
Ai!!!
Curioso o menino pergunta: - Quem é você?
E recebe como resposta: - Quem é você?
Contrariado grita: - Seu covarde!
E escuta como resposta: - Seu covarde!
O menino olha para o pai e pergunta, aflito: - O que é isso?
O pai sorri e fala: - Meu filho, preste atenção,
Então o pai grita em direção à montanha: - Eu admiro você!
A voz responde: - Eu admiro você!
De novo, o homem grita: - Você é um campeão!
A voz responde: - Você é um campeão!
O menino fica espantado. Não entende.
E o seu pai explica:

- As pessoas chamam isso de ECO, mas, na verdade, isso é a VIDA.

A VIDA lhe dá de volta tudo o que você DIZ, tudo o que você
DESEJA DE BEM E MAL AOS OUTROS. A VIDA lhe devolverá
toda BLASFÊMIA, INVEJA, INCOMPREENSÃO, FALTA DE
HONESTIDADE que você desejou, praguejou às pessoas que lhe
cercam.

NOSSA VIDA é simplesmente o REFLEXO das nossas ações.

Se você quer mais AMOR, COMPREENSÃO, SUCESSO,
HARMONIA, FIDELIDADE crie mais AMOR, COMPREENSÃO,
HARMONIA, no seu coração.

Se agir assim, A VIDA lhe dará FELICIDADE, SUCESSO, AMOR
das pessoas que lhe cercam. 
  __________________X_________________________


PAI (definição)
 
Ser pai é ter coração generoso capaz de se imolar pelo dever, é se julgar feliz, ser orgulhoso... sentindo o próprio sangue reviver... Ser pai é achar o céu sempre formoso, refletidor nos olhos de outro ser... Não desejar na vida maior gozo, do que vê-lo cercado de prazer... Ser pai é querer bem a natureza que purificando o pensamento, nos faz rever um mundo de prazer. É colher maior grau de perfeição. É ter quer na alegria ou no tormento O cérebro ligado ao coração...
 
Poema de Ricardo O. da Silva Azevedo 
 
 __________________X_________________________
 
 
PAI (como o filho o julga)
Aos 7 anos : " Papai é um sábio, entende de tudo".
Aos 14 anos : " Parece que papai se engana em certas coisas que me diz".
Aos 20 anos : " Papai está um pouco atrasado em suas teorias; não são desta
época".
Aos 25 anos: "O velho não sabe nada, está caducando, decididamente".
Aos 35 anos: "Com a minha experiência, meu pai nesta idade nesta idade seria um milionário".
Aos 45 anos: "Não sei se consulto velho neste assunto, talvez pudesse me aconselhar.
Aos 50 anos: "Que pena ter morrido o velho, a verdade é que tinha umas idéias e experiências notáveis".
Aos 60 anos: "Pobre papai...era um sábio...Como lastimo tê-lo compreendido são tarde. 
 
 __________________X_________________________
 
 
"Existe um homem...
...que se esmera no comprimento do dever para dar bom exemplo: Que fica humilde, quando poderia se exaltar;
Que chora à distancia, a fim de não ser observado;
Que, com o coração dilacerado, se embrutece para se impor como um juiz inflexível;
Que, na ausência, usam-no como temor para evitar uma ação menos correta;
Que quase sempre, é chamado de desatualizado; Que apenas fisicamente, passa o dia distante, na labuta, por um futuro melhor;
Que, ao fim da jornada, avidamente regressa ao lar para levar muito carinho e, as vezes, pouco receber,
Que está sempre pronto a ofertar uma palavra orientadora ou relatar uma atitude benfazeja que possa ser imitada;
Que, muitas vezes passa noites mal dormidas a decifrar os segredos da vida, quando extenuado, ainda consegue energias para distribuir energias;
Que é tão humano e sensível, por isso, normalmente, sente a ausência do afeto que lhe é dado raramente e de forma pouco comunicativa.
Que, vibra, se emociona e se orgulha pelos feitos daqueles que tanto ama. Esse homem geralmente, se agiganta e passa a Ser o valor inexorável quando deixa de existir para sempre.
Este homem de quem falo com tanto ternura não poderia deixar de ser você......Papai

(Adaptado: Marco Antonio Struve)

Nenhum comentário: