terça-feira, 17 de novembro de 2009

Culto infantil sobre o tema Tabernáculo (Interativo) - by Augusto Cesar

Há algum tempo atrás recebemos na comunidade Culto e EBD infantil, no orkut, uma sugestão interessante para o Culto infantil. Foi dada pelo irmão Augusto Cesar. Ele preparou juntamente com sua equipe um culto interativo e mandou a idéia pra que todos possamos ver, avaliar e utilizar. Confira, então, abaixo o passo-a-passo. Deixo aqui meu agradecimento ao Cesar. Valeu, irmão!

SequÊncia de fotos, com as palavras do Augusto Cesar:
Foto 1 - Esquema gráfico do Tabernáculo Sendo o 1º. Culto Infantil do ano de 2008 (02/03/2008);
Foto 2 - A garotada interagindo com o trabalho. (Ex Cap 30 - 17:21);
Foto 3 - Irmã Geise, foi a preletora convidada, falando sobre os pães asmos;
Foto 4 - Cartaz de Boas Vindas;
Foto 5 - Tio Augusto ensinando para a garotada como era montado o Tabernáculo no deserto e o significado de seus objetos. (Êxodo cap. 25 ao 31).
 
Augusto diz:
Aos Amigos da comunidade,
Que a PAZ do SENHOR esteja convosco...
Sou novo na comunidade. Tenho baixado aqui alguns conteúdos e gostaría de contribuir com algo para enriquecer a obra do SENHOR.
Ajudo minha esposa a realizar mensalmente um culto infantil, por ser tão legal, até adultos e adolescentes tem ído. (Rsrsr) Gostaría de compartilhar o primeiro trabalho que realizamos com muito amor e carinho para a garotada. O tema foi "TABERNÁCULO". Como sou do Ministério de teatro, não foi tão díficil... (Díficil é conter o ânimo da garotada!!!)
Bom, procurei mostrar para a garotada como era o Tabernáculo na época de Moisés. Explicando como era montado, falando sobre os objetos e o significado de cada um deles. (Com base na palavra de DEUS é claro!)

1.Críei um cenário utilizando bastante TNT e iluminação para realçar os ambientes.
2.Fiz um esquema gráfico num papel pardo e coleí algumas imagens que conseguí pela net.
3.Alguns objetos conseguí pela Igreja mesmo, para poder representar os objetos sagrados. Utilizei umas colunas de gesso, um castiçal, uma bacia para representar a pia, compramos 12 pães árabes, o mais legal, foi para representar o altar de incenso, críamos um caderno de oração para a turma (e tem funcionado muito bem)... E eles entenderam bem as coisas como estavam representadas.
4. Estudei bastante a palavra, porque eles fizeram muuuiiittasss perguntas....
5.A interatividade, foi o ponto forte do trabalho. Onde fomos explicando cada etapa do Tabernáculo, ensinando que hoje temos livre acesso ao Senhor nosso DEUS, não ficando somente no pátio, sem precisar sacrificar animais, etc... O que mais chamou a atenção deles foi a interatividade, onde eles lavaram as mãos na pia, para poderem estar "limpos" de todo o pecado, para entrar no santo lugar, degustaram dos pães, e adotaram o caderno de oração, como forma de levar a DEUS, suas orações mais sinceras, com adoração, louvores e sem vãs petições. (Depois comento mais sobre o caderno).
6.O Santo dos Santos, ficou marcado com uma outra surpresa. Tínhamos a sala arrumada com as cadeiras e a preletora convidada.
Só fiquei triste por não conseguir uma Arca, mas DEUS falou ao meu coração, dizendo que a presença do Espírito Santo se fazía e se faz presente naquele lugar...
7. Demos ínicio ao culto, com louvores, adoração e palavra e mais interatividade com a garotada, pois foi reforçado a explicação de cada objeto e por benção de DEUS a nossa convidada tinha umas miniaturas dos objetos e foram passando pelas mãos da garotada...
8.Fizemos mais surpresas, convidando alguns levitas para ministrarem alguns louvores preferídos por eles... (Foi uma grande alegría para os levitas também) pois isto aconteceu num Domingo. no horário do culto a noite...

Resumindo: Tudo foi feito com amor e dedicação a DEUS, foi plantado nos corações uma semente, de como devemos nos comportar na casa de DEUS. Pois hoje, vejo em muitas Igrejas, em pleno horário de culto ao SENHOR, não só crianças, mas adultos, mascando chiclete, mexendo em celular, de risinhos e olhares acusadores para o modo de se vestir de outros irmãos, enfim.... Ensinei a eles que a CASA DO SENHOR é lugar de RESPEITO... Não quero que os irmãos ao lerem isso, pensem que foi um culto com exortação, mas pelo contrário, foi considerado um ótimo ensinamento e que tem dado bons resultados....
Se alguém quiser perguntar algo a respeito do trabalho, postem suas dúvidas, ou se adotarem a idéia postem também o resultado... Ficareí muito feliz!!! A propósito, tenho algumas fotos do trabalho no meu perfil. Estejam a vontade!
Um abraço a todos e fiquem na paz do SENHOR.
 
Que Deus continue te abençoando, meu irmão!
Ana

 

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns. que Deus continue abençoando este ministério, vou usar as dicas para dar uma aula sobre o Tabernáculo.
Heloiza

Ana D'ávila disse...

Que legal, Heloiza!
Aproveite e tire fotos pra compartilhar depois conosco.
Bjssss
Ana