quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Festinha - Não a Cosme e Damião e sim a Deus!

Festinha - Não a Cosme e Damião e sim a Deus!

Culto da Rede de Crianças - Dia 23/09/2006

Preparação:
• Confeccionar painel com doces, como pirulito, balas, bombons para decorar a igreja.
• Confeccionar um saquinho com doces diversos e um recadinho lembrando da ministração.
 

Lição:Cosme e Damião

Imagine só um pacotão de balas e doces?
Bala de leite, morango, uva, framboesa e até de melão e café.
Dá água na boca só de pensar, não é mesmo?
E se alguém colocasse um pacotão de balas desse na sua frente e você tivesse que escolher entre satisfazer a sua vontade, ou obedecer à vontade de Deus, o que você faria?
a) Pegaria as balas sem me importar se Deus se agradaria ou não da minha atitude.
b) Chuparia todas as balas e depois escovaria os dentes para evitar a cárie.
c) Não pegaria as balas, pois é melhor agradar a Deus mais do que a mim mesmo.
O livro de Daniel que está na bíblia sagrada, conta a história da Daniel e seus amigos que preferiram agradar a Deus, deixando de comer as deliciosas comidas oferecidas por um rei, justamente para não se contaminarem. Saiba que Deus se agradou da atitude deles e os abençoou com muita inteligência e beleza. Que tal você ler o livro de Daniel? É muito interessante!
Você sabia que existe uma data, onde um grupo de pessoas distribui muitos doces para as crianças? São balas, chicletes, pirulitos, pé-de-moleque, etc. É que em 27 de setembro eles comemoram o dia de Cosme e Damião.
Mas, afinal de contas que dia é este, e quem são estes tais de Cosme e Damião?
Cosme e Damião eram gêmeos, nasceram na Arábia, seus pais eram crentes em Cristo eles também se tornaram seguidores de Jesus.
Esses dois irmãos cresceram, e foram estudar medicina num lugar chamado Síria.
Quando eles se tornaram médicos, passaram a tratar das pessoas e não cobravam nada pelo serviço, além disso, aproveitavam para falar do amor de Deus para seus pacientes.
Um imperador chamado Diocleciano, que não gostava dos cristãos, ordenou que seu comandante chamado Lísias torturasse os dois irmãos.
Este comandante ordenou para Cosme e Damião que se curvassem diante de uns ídolos (imagens de esculturas), mas, como eles já sabiam que Deus não se agradava disso, não obedeceram.
Eles se lembraram do que está escrito em Êxodo 20:4-5 – "Não farás para ti imagens de esculturas, nem figura alguma do que há em cima do céu, nem embaixo na terra, nem nas águas embaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque Eu, o Senhor teu Deus, Sou Deus zeloso".
Sabe o que aconteceu?
Cosme e Damião foram mortos por não terem orado e nem adorado aquelas imagens.
Isso aconteceu no ano de 283 depois de Cristo, Como você pode ver, já faz um tempão que isso aconteceu, há pelo menos 1.723 anos atrás.
E agora?
Muitas pessoas que não conhecem a verdade, nem sabem direito quem foram Cosme e Damião, fazem imagens de escultura dos dois irmãos e os adoram.
Aquelas balas e doces que eles distribuem para as crianças são oferecidas primeiro para ídolos (imagens de Cosme e Damião – são chamados de ibejis ou êres, espíritos de crianças) como pagamento por alguma promessa feita.
Tudo isso é feito em um terreiro de umbanda e candomblé com rezas e danças, onde esses adoradores de Cosme e Damião bebem muita cachaça e fumam uns charutos. Será que Cosme e Damião aprovariam tudo isso?
Com certeza que não, pois, eles eram seguidores de Jesus e obedientes a Deus e nunca aprovariam que fossem feitas imagens deles e muito menos um culto e adoração que deve ser feito somente a Deus.
Jesus disse: "Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele darás culto." (Mateus 4:10)
O problema não está nas balas, mas sim no fato festas balas e doces terem sido oferecidos a ídolos.
A palavra de Deus diz: "Fujam da idolatria" (I Coríntios 10:14). Tudo aquilo que é oferecido aos ídolos é na verdade "oferecido aos demônios e não a Deus, e não quero que vocês tenham comunhão com os demônios." (I Coríntios 10:20) é o que recomenda a palavra de Deus.
Agora que você sabe de onde é que vêm estas balas e doces, o que fará quando alguém oferecer a você doces, no dia de Cosme e Damião?
É muito difícil resistir à tentação de pegar um pacote cheio de doces, mas, os seguidores de Jesus devem seguir o exemplo Dele e obedecer a Deus.
Certa vez, satanás veio tentar a Jesus, depois Dele jejuar quarenta dias e quarenta noites.
O diabo viu que Jesus estava com fome, então mandou que Ele transformasse as pedras em pães para que pudesse comer.
Sabe o que Jesus fez? Disse para satanás: "Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus." (Mateus 04:04)
O diabo continuou tentando Jesus, mas vendo que não teria sucesso, foi embora.
Faça como Jesus, resista à tentação!
Leia o que está escrito em Tiago 04:07 – "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo e ele fugirá de vós."
Se você gosta muito de balas e doces, que tal começar a juntar algumas moedas, assim você poderá ir escolher e comprar os doces que mais gosta.
Mas cuidado hein! Muito doce dá dor de barriga e provoca cáries!
 

Um comentário:

Unknown disse...

perfeita historia, vou contar para os pequeninos dos primarios. Domingo tentamos explicar, mas não fomos muito felizes com nossas palavras, eles não entenderam.
Enfim domingo falarei desta linda mensagem.