terça-feira, 15 de março de 2011

Dicas para Berçário - Revista Brincando



     A ideia básica da unidade é o amor de Deus pelas pessoas, suprindo-lhes todas as necessidades. Os bebês aprendem sobre o amor de Deus por meio do amor demonstrado pelos que lidam com eles. Gentileza, carinho, atenção, atendimento pronto às suas necessidades, conversação amável sobre Deus, é com isso que o professor pode passar aos bebês a ideia sobre o amor de Deus. Na verdade, isto tem sido repetidamente dito em nossas revistas. É fundamental que os bebês sintam-se amados para que cresçam felizes e emocionalmente saudáveis. Vejamos algumas ideias de atividades simples que requerem poucos materiais, ao tempo em que oferecem oportunidades de ensino aos bebês de 0 a 3 anos.

 Primeiramente, é preciso que cada bebê seja recebido com um sorriso e uma palavra amável. Por exemplo: “Papai e mamãe trouxeram Rutinha à igreja. Jesus ama a Rutinha”. Receber os pertences do bebê e anotar as informações necessárias.

 Preparar um móbile com três figuras apenas: uma borboleta, uma fruta, uma flor e pendurá-lo num canto da sala ou na janela. Levar um bebê de seis meses mais ou menos até o móbile, apontar uma das figuras e falar:
“João Pedro olha a borboleta. Deus fez a borboleta. Deus é bom”. Cantar A borboleta, fazendo gestos.

 Com cópias das mesmas figuras do móbile, preparar um livrinho de pano. Colocar o livrinho diante de um bebê assentado no berço ou no chão e chamar a atenção dele para o livrinho. Tomar o bebê no colo e mostrar uma ou duas páginas do livrinho, falando pausadamente:
“A flor é bonita. Deus fez a flor. Deus é bom. O passarinho canta tiuuii... tiuiii... Deus fez o passarinho. Deus é bom”.
Cantar Deus é tão bom.

 Também, pode colar duas dessas mesmas cópias de figuras em blocos de espuma consistente, forrados de tecido colorido. Mostrar as figuras a bebês que ficam assentados na área destinada aos bebês que sentam-se com firmeza e já engatinham e fazer comentários como os acima sugeridos.
Você vai observar como o material do suplemento pode ser usado em atividades diversas, oferecendo ao professor oportunidade de repetir a mesma ideia. Não há por que preocupar-se com a repetição de figuras e de conversa, porque os pequeninos aprendem pela repetição.

 Levar uma figura de banana ou maçã e levar a fruta bem lavada. Mostrar a figura, depois e fruta e oferecer duas raspadinhas dela ao bebê, sabendo antes dos pais se pode fazer isso.

 Cantar suavemente com os bebês, repetir-lhes que Deus os ama , enquanto lhes troca fraldas ou lhes dá mamadeira etc. Balançar levemente em seus braços um bebê, repetindo-lhe:
“Deus é bom. Deus é bom.
Deus ama o Lucas”.

Fonte: Revista Brincando (edição professor) pag 4, 2T2011, Juerp. 

Um comentário:

esbossando ideias disse...

muito legal tbm sou professora da ebd e estarei sempre pos aqui...me faça uma visita...beijos..Aczia