Sempre que falo a respeito de culto doméstico, vejo testas franzidas, olhares apertados e outras expressões diversas que sugerem a grande dúvida: O que é isto? Pouca gente sabe que esta tradição é tão antiga quanto a fé cristã, que desde os seus primórdios, esteve presente nos lares e no seio de cada família.
Culto doméstico é a reunião entre os membros de uma mesma família em busca de Cristo, orando, cantando e lendo as Escrituras. É o jeito mais simples de transmitir a fé aos mais jovens e garantir a unidade familiar.
A dinâmica de cada reunião varia de acordo com a faixa etária dos seus participantes e da idade espiritual de cada um. Por exemplo, se há crianças, tudo deve convergir para que elas conheçam as principais histórias e personagens bíblicos, num período que varia de cinco a quinze minutos de duração. Caso os filhos estejam no ensino médio, a reunião precisa ter um conteúdo mais doutrinário, e o momento de oração melhor preparado e pensado, com listas de oração, alvos dos membros da família e da igreja, sem esquecer as ansiedades naturais dos adolescentes; além disso, a leitura bíblica e a sua discussão deve ser estimulada.
O culto doméstico deve ser dirigido pelo pai ou pela mãe. Seu andamento, o menos rígido possível, mas com reverência e temor. Também deve ser um momento de estímulo amoroso e relacional, expresso na imposição das mãos dos pais sobre os filhos, seguindo um ritual milenar escriturístico, onde pais abençoam seus filhos.
Outro importante detalhe é que o pai surpreenda seus filhos a cada mês com uma nova literatura, segundo a faixa etária. A leitura precisa ser estimulada: livros cristãos, poesia, contos, história, artes... O momento familiar deve ser uma oportunidade de crescimento espiritual e cultural. O conhecimento passado de pai para filho é tão antigo quanto a raça humana.
A presença da música é fundamental. Sugiro que as famílias ensinem aos seus filhos os hinos históricos e que mantenham a sua coleção de CD´s em dia. Músicas infantís são muito importantes. Você poderá encontrar excelentes títulos no catálogo do nosso site www.reflexao.org.br. Caso tenha qualquer dúvida, entre no nosso site e clique no link (SOS família) e faça suas perguntas. Agora, o que é mesmo importante é começar.
Deus o abençoe!
Pr. Weber - Igreja Cristã Nova Vida / Vila São Luiz - Duque de Caxias - RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário