sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A verdadeira história de Cosme e Damião



Muitas pessoas gostam de distribuir doces no dia 27 de setembro, homenageando Cosme e Damião. Talvez você já tenha até recebido um saquinho de doce de “Cosme e Damião”. Você conhece a verdadeira história de Cosme e Damião? Leia a história dos irmãos Cosme e Damião para depois decidir se é certo honrá-los através dos doces.
Cosme e Damião nasceram na Arábia 300 anos depois de Cristo. Eram gêmeos, e seus pais eram crentes em Jesus. Quando cresceram, foram estudar num lugar chamado Síria, e lá se tornaram médicos. Eles trabalhavam, mas não cobravam nada pelo trabalho deles. Começaram a ser muito conhecidos, atraindo assim muita gente para ouvir a mensagem, e eles pregavam sobre o Salvador Jesus Cristo, nosso Senhor.
Havia um homem muito mau que odiava os cristãos. O nome dele era Diocleciano, o imperador romano. Esse homem mandou, para a cidade de Egéia, onde estavam Cosme e Damião, um representante de nome Lísias. Ele começou a torturar Cosme e Damião. Finalmente, depois de torturá-los bastante, cortou suas cabeças. E foi assim que eles morreram. O motivo foi que Diocleciano, o imperador romano, odiava os cristãos porque eles eram fiéis a Jesus Cristo e não adoravam os ídolos fabricados por mãos humanas. Lísias mandou que Cosme e Damião adorassem ou se ajoelhassem diante de algumas imagens. Porém, como seguidores de Jesus, eles nunca iriam fazer isso. A Bíblia diz: “Não farás para ti imagens de escultura, nem figura alguma do que há em cima do céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás: porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso.” (Êxodo 20. 4,5). Então por obedecerem às ordens de Deus e não se curvarem ou rezarem às imagens é que Cosme e Damião foram mortos.
Jesus falou: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14.6). Portanto, não adianta nada pedir coisas a Cosme e Damião ou a outro “santo” qualquer. Devemos buscar somente a Jesus, o Filho de Deus.
No dia 27 de setembro, algumas pessoas distribuem doces para conseguir favores de Cosme e Damião. Cosme e Damião, que serviram a Deus, acabaram se tornando ídolos para algumas pessoas. Elas estão tentando agradar a Cosme e Damião através da distribuição dos doces. Elas estão tratando Cosme e Damião como se fossem “deuses.” Quando alguém aceita esses doces, está concordando com esta idéia. Ao receber os doces de Cosme e Damião, você está participando da idolatria (cultuando um ídolo, ou um falso deus). Será que é isto que Deus quer?
Se alguém lhe oferecer os doces de Cosme e Damião, o que você acha que deve fazer? Pense bem!
E que Deus o abençoe e ajude a fazer a melhor escolha sempre!

(Fonte:  http://ufmbb.org.br/sorriso/?page_id=805)

Nenhum comentário: