sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Programa Nacional de Evangelização de Crianças - JMN e UFMBB

Apesar de ser um programa Batista, as dicas são válidas pra qualquer denominação evangélica. Sintam-se à vontade em aplicá-las em sua igreja. Bom serviço!
Ana




Crianças para Jesus
Programa Nacional de Evangelização de Crianças

"Algumas pessoas levaram as suas crianças a Jesus para que ele as abençoasse". (Lucas 18.15 a).

Quando analisamos a realidade infantil brasileira, sentimos grande tristeza. Grandes índices de violência, abandono e aliciamento de menores em todas as formas nos dão um panorama dos grandes investimentos que precisamos fazer para mudar esse quadro. Precisamos trabalhar hoje, transformando a sociedade de amanhã.

Em resposta ao pedido feito pela Convenção Batista Brasileira, em sua 88ª Assembléia Anual, realizada em São Luís, MA, em janeiro de 2008, a Junta de Missões Nacionais e União Feminina Missionária Batista do Brasil se uniram para a elaboração de um programa de evangelização de crianças com alcance nacional. Alinhada à missão das duas organizações, o programa foi lançada em janeiro de 2009, em Brasília, por ocasião da 89ª Assembléia Anual da CBB.

O tema da Campanha deste ano é "O Futuro começa aqui". A ideia surgiu da necessidade de alertar as igrejas para a urgência da transformação do país, começando com a evangelização e discipulado de cada criança em solo brasileiro. As propostas de programação, histórias, canções e brincadeiras foram publicadas no Caderno Infantil (pág. 25) da Campanha de Missões Nacionais.

São diversas as razões pelas quais devemos começar um movimento de evangelização e discipulado de crianças, mas é importante ressaltar algumas:

1. Uma criança convertida tem a vida inteira para amar e servir ao Senhor Jesus.

2. Uma criança convertida tem significativamente reduzida a possibilidade de envolvimento com vícios que destroem a sua vida e apodrecem a sociedade, como o álcool, as drogas e a imoralidade.

3. Uma criança convertida abre portas importantes para a evangelização de sua família.

Treinamentos
Sendo o objetivo principal do programa a conquista das crianças do Brasil, foi elaborado um plano, visando à capacitação das igrejas para a evangelização, integração e discipulado. Para uma conquista permanente de crianças para Jesus, é necessário também inseri-las no processo de educação cristã missionária, a fim de que se tornem aptas para cumprir sua missão no mundo. Crianças do Brasil salvas, e crianças salvas que se tornem crianças missionárias - este é o principal objetivo.

Alvos
Devido à grandiosidade e relevância desse projeto, esperamos mobilizar todas as igrejas batistas em solo brasileiro, para que dele participem ativamente. Desejamos a participação efetiva de, no mínimo, 80% das igrejas batistas. Essas, ao relatarem os resultados à JMN, nos ajudarão a mensurar o alcance do programa.

Sugerimos que cada igreja elabore seu alvo na proporção de 30% do número de membros.

Quem vai realizar a campanha?
Conforme solicitado pela Convenção Batista Brasileira, a UFMBB e a JMN são responsáveis pelo planejamento do programa e mobilização das igrejas. Estas instituições divulgam as ações e providenciam a edição dos materiais que deverão ser usados.

Os estados deverão oferecer os cursos para o treinamento das equipes.
A igreja local tem a responsabilidade de escolher uma equipe para realizar o trabalho, enviar esta equipe para ser treinada nos cursos que serão oferecidos nos estados e nos congressos missionários realizados pela Junta de Missões Nacionais. A equipe da igreja local que foi treinada deverá realizar o trabalho.

Como promover a campanha na igreja local e entre as crianças?
- Mobilize o grupo de oração da igreja para que esteja intercedendo em favor das ações do programa.

- Aliste uma equipe de trabalho: professores, músicos, conselheiros e voluntários para os diversos trabalhos: som, limpeza, compras, manutenção, disciplina e segurança. Todos devem participar dos cursos de treinamento oferecidos nos estados e nos congressos missionários realizados pela JMN.

- Faça promoção do programa para toda a igreja através de cartazes, painéis, anúncios semanais no boletim, nos encerramentos das organizações missionárias e no início dos cultos.

- Motive, inicialmente, as crianças matriculadas na Escola Bíblica e outras organizações da igreja.

- Providencie convites próprios para distribuir entre as crianças, para que estas convidem outras crianças.

- Divulgue o evento na comunidade onde a igreja local está localizada por meio de convites, cartazes e faixas.

3 comentários:

Tia Rose® disse...

Oi linda, muito bom esse tema e eu já abracei. Estive meio em off por um tempinho, mas estou de volta e já postei algumas novidades no blog dos pequeninos. Bjs docinhos

Renata disse...

Amei seu blog, está lindo!

André Moraes disse...

Ola irmã Ana, eu me chamo André eu li o seu artigo de evangelização de crianças, na minha igreja somos um grupo de missionários quem esta lutando para desenvolver a evangelização nas escolas, se a senhora tiver alguma sugestão ou material que possamos usar seria de grande ajuda para a obra missionária infantil!
Visite o nosso blog: http://missaoinfantilsaoclemente.blogspot.com