terça-feira, 28 de outubro de 2008

Caracteristica da criança por faixa etária

    Um presentão enviado pra mim pela irmã May, missionária em terras paraguaias. Orem por essa vida
espero que gostem!
Bjsss
Ana

 
 

 

Características das Crianças - por faixa etária

Cada criança é única. Seria impossível "encaixar" todas elas num gráfico geral. Nosso objetivo é despertar os professores de EBD e orientadores de Culto Infantil para algumas características típicas das diferentes faixas etárias e oferecer sugestões práticas.
Aconselhamos que não se limitem a estas sugestões, mas observem e descubram as características próprias de suas crianças

Berçário I

De 0 a 1 ano
Aos poucos, torna-se consciente do ambiente ao seu redor, focaliza os olhos e responde aos estímulos.
Material Adequado
Uso de fotos coloridas e grandes. Repetição de versinhos e cânticos simples.

Berçário II

1 a 2 anos
Começa a entender a existência contínua de objetos não-presentes e a relação causa-efeito.
Material Adequado
Uso de livros com figuras grandes, uma por página, e que a criança possa manusear. Repetição de versos e cânticos simples, com gestos, mas sem fazer esforço para para que ela os repita.

Maternalzinho

2 a 3 anos
Fluência verbal. Por iniciativa própria, começa a repetir frases memorizadas, versículos, cânticos, fatos. A imaginação começa a se desenvolver. A concentração é curta, dois ou três minutos de cada vez. Pode concentrar-se numa só idéia por vez e focaliza uma imagem apenas. Descobre o ambiente imediato ao seu redor e começa a descobrir a si mesma.
Material Adequado

Uso de livros que a criança possa "ler" sozinha e que estimulem a sua imaginação. Ensino bem simples e repetido, uma idéia por vez. Repetição das mesmas histórias curtas várias vezes.

Maternal

3 a 4 anos
Maior desenvolvimento da imaginação e da fluência verbal. Curiosidade "por quê?".
Independente, explora mais as atividades em grupo. Começa a estar ciente dos problemas do mundo "real".
Material Adequado
Uso de histórias mais compridas e envolventes, versos sem rima, cânticos variados.

Jardim

4 a 5 anos
Pode fixar a atenção de 4 a 10 minutos. Tem interesse nas atividades dos outros e em manter uma conversa. Sua imaginação é ativa, mas não tem ainda muita noção de tempo e espaço. Consegue repetir as histórias que ouviu. Já pode distinguir entre o certo e o errado. Algumas começam a ler e a contar.
Material Adequado
Uso de flanelógrafo, fantoches e dramatização em geral. As histórias podem ser repetidas menos vezes.
Introdução de uma variedade de livros e ilustrações mais detalhados, e de livros sobre lugares, pessoas e animais desconhecidos.

Principiantes

5 a 6 anos
Desenvolve sociabilidade e interesse no mundo ao seu redor. Memoriza e recita versos. Gosta de atividades participativas.
Material Adequado
Leitura de livros em "série". Dramatização de histórias bíblicas, incentivo aos trabalhos manuais, canto e uso de instrumentos simples.

Primários

6 a 8 anos
Gosta de se identificar com personagens e de imitá-los. Consegue manter-se atenta por até 20 minutos, Tem boa memória, muita imaginação e raciocínio verbal. É criativa e responsável.
Material Adequado
Atividades que exijam participação intensa (charadas, fantoches, dramatizações, brincadeiras com palavras e números...). Leitura de histórias de personagens com os quais possa de identificar. Memorização de versículos. Responsabilidade na direção da aula, de vez em quando.

Juniores

9 a 11 anos
Ganha coordenação motora. É ativa, participativa, competitiva. Possui raciocínio lógico e ótima capacidade de memorização. Seus talentos estão em desenvolvimento.
Material Adequado
Uso de dramatizações, concursos bíblicos, charadas, álbuns e coleções, desafios em geral, memorização de versículos, trabalhos manuais detalhados. As histórias devem ter aplicações práticas. Envolvimento em ministério com a turma.



.

2 comentários:

Carin disse...

A Paz! Eu esclhi o seu Blog para ganhar um lindo selinho! Está lá no meu cantinho! Espero que goste! Fique com Deus!!!

Ana D'ávila disse...

Oi Carin, obrigada pelo carinho.
Esteja à vontade no nosso espaço!
Bjsss
Ana