SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O MATERNAL  I
  Manusear livros de histórias ( pano ou de plástico).
 Manusear revista e  revistas infantis
 Histórias à vista das gravuras do livro ( histórias  pequenas).
 Histórias contadas pelo educador com o apoio de fantoches.
  Fazer o reconto das histórias lidas ( professor)
 Apresentar papéis de  diferentes texturas para a criança amassar, rasgar, embolar.
 Colocar nome  no escaninho pessoal, o nome do aluno e mostrar-lhe
 Oferecer canetas, lápis  colorido, giz de cera e deixa-la rabiscar livremente.
 Cantar ou recitar  parlendas, poesias, músicas ou quadras, dando estímulos para que a criança  antecipe ações. EX.: parabéns pra você. Espera-se que a criança bata palmas logo  que comece a canção.
 Solicitar à criança que antecipe gestos e ações as  atividades de rotina do dia. EX.: Apanhar a lancheira na hora da merenda.
  Ajudar o aluno a identificar objetos e figuras de pessoas conhecidas.
  Trabalhar diariamente os combinados com o apoio dos fantoches.
 Registrar a  rotina no quadro.
 Oferecer encartes ou cartão com rótulos de produtos  diversos para que a criança identifique.
 Brincar de empilhar caixas vazias  de embalagens diversas.
 Recitar parlendas, quadras ou poemas nos  deslocamentos feitos na escola.
 Imitar sons e gestos sugeridos por um  modelo.
 Soltar objetos dentro de uma caixa.
 Soltar e pegar no ar sem  deixar cair pena, algodão, papel picado.
 Empurrar caixas de vários tamanhos  com os pés.
 Enfileirar blocos, embalagens, caixas, etc.
 Saltar  pequenos obstáculos.
 Bater bola no chão e agarrar em seguida.
 Encaixar  blocos
 Encaixar blocos em orifícios diversos.
 Solicitar a criança em  diferentes situações que atenda a ordens simples como pegar um brinquedo, ninar  a boneca, pega o lápis, etc.
 Contar e ler histórias diariamente (pode  repetir a história).
 Estimular à criança a lembrar atividades não  rotineiras. EX.: após um passeio ou um filme assistido que nomeie as coisas que  viu.
 Rasgar folhas de revistas e tentar unir os pedaços reconstruindo as  figuras.
 Brincar de esconder objetos à vista da criança, solicitando em  seguida que ela encontre.
 Brincar de dar passos grandes e pequenos, para  que ela adquira as noções de dimensão espacial em relação ao próprio corpo.
  Oferecer cubos diversos para fazer "torres e fileiras".
 Colocar as crianças  em frente ao espelho, pedindo que mostre algumas partes de seu corpo.
  Fazê-la sentir necessidade de pedir o que deseja, dizendo o nome não apenas  apontando.
 Pedir que diga seu próprio nome ou apelido.
 Oferecer jogos  de encaixe diversos e deixá-la brincar livremente.
 Brincar com a criança de  jogos de encaixar, montar, desmontar, derrubar, etc.
 Fornecer a variedade  de materiais que estimulem os diferentes sentidos (visão audição, tato, etc.)  permitindo intensa manipulação.
 Oferecer lápis de diferentes tipos de papel  para que rabisque, não levando em conta seu tipo de expressão.
 Valorizá-las  nas suas recém adquiridas habilidades.
 Assistir programas ou desenhos  infantis selecionados na televisão.
 Incentivar o aluno a desenvolver  hábitos de higiene. EX.: lavar e secas as mãos antes de se alimentar, escovar  dentes, etc.
 Brincar de entrar dentro de caixas de papelão.
 Apresentar  a ficha ou crachá com nome próprio e nomeá-lo para a criança
 Levar a  criança a imitar a voz dos personagens das histórias trabalhadas.
 Levar a  criança a identificar figuras e objetos familiares e pessoas, inclusive a si  mesma.
 Incentivar a criança a destampar caixas diversas, para procurar o  que tem dentro.
MATERIAIS QUE PODEM SER  USADOS
 Jogos de borracha ou plástico  desmontáveis.
 Brinquedos representativos de sua realidade (carrinhos,  panelinhas, bonecas, bichinhos, etc.).
 Blocos diversos para montar.
  Cubos de diversos tamanhos.
 Lápis de cera, giz, pincéis, tintas, lápis de  cor, etc.
 Espelho grande na parede.
 Brinquedos sonoros.
 Caixas  com orifícios.
 Embalagens diversas, vazias.
 Fantoches.
 Bolas,  bonecas, brinquedos para brincar de casinha.
 Caixas de papelão de vários  tamanhos.
 Regador, brinquedos de puxar.
 Copos de plástico e potes de  iogurte.
 Fichas com o nome dos alunos.
 Argolas coloridas.
 Potes,  garrafas, latas fechadas, contendo dentro materiais diversos (areia, arroz,  feijão, milho, etc.)
 Brinquedos coloridos e sonoros.
 Instrumentos  musicais.
 Painéis com vários estímulos para exploração.
 Papeis  coloridos de texturas variadas.
 Revistas e revistas infantis.
 Massa  plástica, lixas, etc.
 

Nenhum comentário:
Postar um comentário