O que pode causar  problemas de disciplina?
Crianças - A sala - O  professor
 
1 - AS CRIANÇAS
 
Crianças  inquietas  
Têm um período breve de  atenção; Ficam mais agitadas quando  o professor dá uma aula e não permite que eles participem; Não conseguem  ficar sentadas por muito tempo sem  atividades com movimentos.
Sugestões: Supere isto  com participações como cânticos rápidos com movimentos e por último cânticos lentos; brincadeiras de  visão; atividades enquanto repetem  versículos para memorizar; antes de começar uma história cante algo para chamar a atenção, etc.
Crianças  egocêntricas 
Querem ser o centro das atenções; Não pensam nos sentimentos  dos demais.
 
Sugestões: Supere isto  com conselhos pessoais e muita oração. Cristo deve ser preeminente na vida, não o “eu”. O amor  pensa nos outros! Realize atividades em duplas, trios, divida responsabilidades, peça ajuda na  arrumação, no lanche; explique a  importância de amar, cuidar, servir o outro.
Crianças  desenfreadas 
Fazem o que querem em casa; Impacientes, rudes, iradas,  ciumentas.
 
Sugestões: Supere isto  com o ensino da palavra por preceito e exemplo. Dê formas específicas em que as crianças possam ser  amáveis. Dê exemplo de personagens  bíblicos que pensavam antes de agir. Lembre-as o local em que estão, o motivo de estarem na Igreja e o que  Deus pensa de tais atitudes.
Crianças  maliciosas 
Podem estar passando por  situações difíceis em casa (por exemplo: divórcio, pais negligentes, abuso, doenças mentais...); Má escolha de  amizade; Violência vista na  televisão, Falta de modelos apropriados, Uso de álcool ou drogas.
Sugestões: Supere isto  ao ensinar e viver o amor de Cristo. Ore constantemente por esta criança; ela necessita da ajuda de  Deus. Confie que o Senhor fará que  a Palavra de Deus toque em seu coração e tenha vitória .
 
2- A SALA 
 
  Uma sala desordenada leva as crianças a serem  desordenadas;
  Pouca luz ou muito brilhante;
  Sala muito fria ou muito quente;
  Cadeiras de tamanho inadequado;
Sugestões: Remova as  distrações antes da aula; Recolha os brinquedos que as crianças tenham trazido antes da aula;  Diminua as interrupções.
3- O  PROFESSOR
 
 Falta  de preparo 
 Professor que não prepara a aula com antecedência, fica perdido em sala e não  sabe o que fazer.
“Maldito o que faz  com negligência o trabalho do Senhor”. (Jeremias 48:10)
Sugestões: Faça um esboço da  aula; pratique-a em voz alta; Planeje um horário para seu tempo de ensino; Decida como ensinar o  versículo; Organize os
 visuais e ponha-os na ordem em que vai usá-los. Ao entregar um material
 ou brinquedo só o faça depois de guardar o que não será mais utilizado.
 Incentive as crianças a recolherem o que cai no chão, a jogar o lixo no
 lixo.
 
 Fracasso em conseguir a atenção das crianças antes de  começar
 
 
 Falta de organização 
Professor que deixa as crianças dominarem o ambiente, fazerem tudo o 
que querem, deixa os brinquedos pelo chão, cadeiras desarrumadas, papel,
 tesoura, lápis e outros materiais espalhados pela classe. As crianças 
são desorganizadas por natureza, o professor não pode ser; ao contrário,
 deve ensiná-las e treiná-las a serem organizadas.
Sugestões: Faça uma  dinâmica, uma atividade atrativa com músicas, movimentos, brincadeiras ou fantoches para  introduzir a aula.
 
 
 Falta de autoridade
Sugestões: Imponha autoridade por sua atitude e exemplo; Não seja  autoritário nem permissivo.  O tom de voz é muito importante, falar olhando nos olhos da criança, falar  pausadamente.
 
Linguagem pobre
 
Sugestões: A
 mudança do tom, ritmo e volume ajudará a manter a atenção; Na medida do
 possível, modifique o tom de voz dos personagens da história que está 
contando. Não use palavras que estejam  muito abaixo  do nível de seus alunos, não os trate como bebês,  nem use vocabulário que  não possam entender. Seja  equilibrado.
Mau exemplo
Sugestões: O professor tem que  viver o que ensina; Não se distraia com conversas com outros professores na hora da aula. No momento da aula, você precisa ter toda sua atenção voltada para as crianças.
 Mesmo no momento das brincadeiras, é importante que você se aproxime 
delas, conquiste as que são frias e distantes, brinque com elas, 
converse, você precisa fazer parte da vida delas.
VEJA A  EQUAÇÃO:
Oração +  Preparação adequada +  Apresentação apropriada da  lição = um aluno sem problema de  disciplina.
 
O professor é a chave para uma classe bem  disciplinada.
 
OUTROS LEMBRETES  IMPORTANTES!
1) Seja coerente: faça o  que diz! Não prometa ou faça ameaças que não possa cumprir.
2) Não se desculpe por  inabilidades
3) Evite correções  verbais constantes como: “Calem-se”,  “Sentem-se quietos!” Ao contrário, quando estiverem muito desordenados,  chame-os para outra atividade.
4) Use uma  forma positiva  como: “Queridos,  andem sem fazer  barulhos...” em vez  de: “Não corram!”...
5) Evite gritar; Elogie  as crianças livremente; especialmente as mais bagunceiras quando estiverem  comportadas. 
6)
 Deixem que se divirtam antes ou depois da lição; use brincadeiras e 
músicas movimentadas. Crianças possuem muita energia e precisam gastá-la
 de alguma forma; se não for fazendo atividades dirigidas pela 
professora, será fazendo bagunça.
7) Prepare  ATIVIDADES EXTRAS, como jogos (ex: vivo ou morto, dança da cadeira), caso o culto se  estenda.
8) Mesmo que tenha apenas  1 criança na sala, não deixe passar a oportunidade de ensiná-la. Valorize-a!
9) PROCURE AJUDA! Chame os líderes e/ou os  responsáveis pela criança que não se comporta.
 
Como podemos  prevenir que os problemas de disciplina aconteçam?
- A disciplina não depende  de ter um grupo de alunos com bons modos, senão de ter um professor que combate os problemas  antes que  surjam.
 
- Descubra seus alunos (Pastoreie-os). Veja a criança como um  indivíduo.
 
- Conheça as  características básicas da idade das crianças com quem trabalha. Compreenda que as crianças diferem em  necessidades e respostas. Conheça o  que há por trás de cada criança, seus interesses, ambições, dificuldades, necessidades, níveis de  maturidade,...
 
- Saiba estabelecer bons modos. Dê instruções claras. Diminua  suas exigências e  expectativas; estabeleça regras 
 
- Corrija o comportamento errado com amor;
 
- Investigue a sua vida. Você está agindo como um exemplo que as crianças devam  seguir?
 
- Demonstre amor e atenção por cada  criança. Aceite a criança do jeito que ela é: olhe além da superfície.
 
- Dê a criança palavras de  estímulo. Ouça o que ela diz e como  diz;
 
- Introduza seus alunos na vida cristã, discipulando-os,  ensinando valores e  princípios cristãos;
 
- Nunca perca o controle! Você não ganhará o controle da  classe, perdendo seu  autocontrole.
 
- O professor precisa estar  calmo, cheio do Espírito,  controlado pelo Espírito. Deus nos adverte quanto à ira (Prov 14:17,29; 15:1,18: 16:32; 19:11; 25:28,29:20,22);
 
- Assegure-se de evangelizá-las e educá-las. Leve-os à Cristo.  Ensine-lhes a Palavra para  que possam crescer.
 
 
(Fonte: http://crisghensev.multiply.com/journal/item/25/25)