Faixa Etária: 1 a 3 anos de  idade.
 A criança nesta idade está descobrindo o mundo! É  importante que o ambiente que a recebe seja agradável. Deve ser bem iluminado, o  mais espaçoso possível, seguro e ventilado (sem humidade). 
Como ela está  percebendo tudo em seu redor, devemos ter um ambiente bem colorido (evitar tons  fortes), alegre e arrumado (ela está captando tudo à sua volta, por isso a  organização deve ser um fator observado por nós). 
  
 1 -  ORNAMENTAÇÃO: 
A porta da sala é o cartão de recepção. Lembre-se sempre de  ter nela um motivo bem alegre. 
2 - MURAIS: 
Os murais não devem ficar  em lugar muito acima da cabeça dos pequenos, senão não serão observados por  eles. Também não devem ficar em lugares muito baixos para que não arranquem as  gravuras. 
3 - ORNAMENTAÇÃO POR TEMAS: 
A sala poderá ser ornamentada  por temas, tendo o cuidado de não usar personagens de "quadrinhos" ou desenhos  animados. Podemos escolher os bichos, por exemplo, e assim selecionar diferentes  animais, espalhando-os pelas paredes da sala. 
Ter cuidado para não  confeccionar desenhos com tamanhos desproporcionais, onde a girafa é do mesmo  tamanho que o cachorro por exemplo; nem esquecer de colocar o chão (grama,  pedras), para que os animais não fiquem "flutuando". 
4 - ORNAMENTAÇÃO  POR "CANTINHOS": 
Separa-se na sala lugares específicos para atividades  específicas. Por exemplo: Cantinho da história, da natureza, da dramatização, da  música, da Bíblia...
 É  importante procurar desenhos que sinalizem cada lugar. No "Cantinho" da  história, por exemplo, ter desenhos de diferentes livros, das ilustrações e  personagens. São imagens visuais que fazem lembrar, que remetem à história. No  "Cantinho" da música, pode-se colocar desenhos, painéis, murais com figuras de  crianças cantando, notas musicais, instrumentos, etc.
Observações: 
a)  Os desenhos ficam mais atrativos quando não estão colados na cartolina  retangular, mas com a silhueta do desenho; 
b) Os desenhos devem ser trocados  periodicamente para evitar que as crianças percam a motivação. 
c) Caso  prefira desenhar e pintar as paredes, deve-se ter o cuidado de contactar um bom  desenhista e um bom pintor. 
5 - ORNAMENTAÇÃO TAMBÉM PODE VIRAR  BRINCADEIRA! 
Coloque um ou dois ganchos no teto de sua sala, prenda nele um  fio de elástico de aproximadamente 1/2 cm de largura e pendure bonecos de pano,  bolas plásticas (leves) envolvidas em papel celofane ou saco de estopa, e outros  brinquedos. Deixe esse fio numa altura em que a criança alcance e assim possa  puxá-lo, arremeçá-lo, etc, brincando com a decoração. 
Também esses  brinquedos devem ser trocados periodicamente. Tenha cuidado na escolha dos  objetos usados. Observe se não oferecem algum tipo de perigo para a criança como  serem muito pesados, muito duros, terem pontas, etc.
 6 -  CARTÕES RELÂMPAGO: 
Selecione gravuras de revistas, as mais variadas  possíveis: bichos, casas, famílias, gente, profissões, objetos, etc. Cuide para  que as gravuras sejam bem legíveis e dentro da compreensão das crianças. Em  seguida, cole-as em cartolina colorida fazendo uma moldura (procure fazer os  cartões de cartolina todos do mesmo tamanho). Caso não tenha disponibilidade do  material, cole em papel ofício; podendo colar, dependendo do tamanho da gravura,  2 ou 3 numa mesma folha de papel ofício. Neste caso, as gravuras deverão ter o  mesmo motivo para facilitar a compreensão e assimilação da criança. Procure  equilibrar a disposição das gravuras na folha. 
7 - COMO UTILIZAR O  CARTÃO RELÂMPAGO: 
Você pode utilizar como se fosse contar a história. Faça  uma rodinha, mostre um cartão de cada vez e vá perguntando às crianças o que  estão vendo, qual o nome do objeto, onde se compra, para que serve,... Elabore  as questões de acordo com as gravuras.
Eles também podem ser usados para  fixação da história: selecione o cartão que tem relação com a história, cubra-o  com papel celofane e prenda-o com fita crepe no chão. Deixe que a criança passe  por ele pise, olhe e brinque... Caso rasguem o celofane, seja criativa!  Utilize-o numa colagem em grupo!
 8 -  FAZENDO QUADROS: 
Você pode colocar papéis de cores, estampas e formas  diferentes para decorar o ambiente. Coloque-os na altura da criança para que ela  manipule, experimente e visualize as cores, as formas, etc. 
É provável que  esses papéis não durem muito. A criança nesta faixa etária está em fase de  experimentação e certamente irá colocar o dedinho, puxar o papel, etc. Não fique  frustrada(o)! Faz parte do seu desenvolvimento. Sendo assim, não coloque  desenhos elaborados. Utilize papel de presente, papel laminado, de embrulho de  ovo de páscoa, ... onde o papel por si só já é um atrativo. 
9 -  ORNAMENTANDO E CRIANDO COM O CHÃO: 
Além dos cartões relâmpagos, pode-se  utilizar brinquedos ou objetos cobertos com celofane ou saco plástico  transparente para reforçar a história. Isso dará nova vida ao chão e colorirá  sua sala! Lembre-se, não é uma ornamentação fixa! É somente para reforçar sua  lição. 
Caso você conte a história das 100 ovelhinhas, por exemplo, poderá  selecionar gravuras sobre fazenda, ou um fio de lã, band-aid, folhas... Ou seja,  algo que tenha ligação com a sua história
 10 -  UTILIZANDO CORDAS DE NYLON: 
Coloque ganchos nas paredes da sala , prenda  neles cordas de nylon (de modo que formem um ângulo de 90º) e enfie aí alguns  brinquedos como argolas, rolinhos de cabelo... Deixe que as crianças se divirtam  deslizando-os sobre a corda. 
Os ganhos também podem ser usados para a  criação de um varal onde o professor(a) pendura nele diversos objetos ligados à  lição. Por exemplo, se a lição for Jesus acalmando a tempestade, pode-se  pendurar no varal fotos de tempestades, de navios, etc. Você também pode  providenciar gravatas ou tiras, prendê-las no varal e fazer o balanço do barco.  Cada criança pode segurar uma gravata, ou simplesmente sentir o movimento das  tiras. Uma outra sugestão é pendurar no varal tecidos (cortininhas), toalhas ou  panos de prato, na altura do rosto da criança de forma que ela possa se  esconder. Nessa idade ela ainda não tem noção do esquema corporal, por isso,  quando cobre o rosto acha que ninguém pode vê-la; daí surge uma gostosa  brincadeira de esconde-esconde. Pode ser utilizada, por exemplo, ao contar a  Parábola da moeda perdida. 
Observação: É fundamental que a  professora(or) brinque com a criança em todos os momentos. Tenha um lugar  reservado para expor os trabalhos das crianças na própria sala (ou próximo). É  importante que elas vejam suas experiências. Nessa etapa a criança não está  preocupada com o resultado final da atividade, mas com a vivência delas. Por  isso, não faça os trabalhinhos pelas crianças, nem os critique: somente  incentive a participação do grupo nas atividades propostas. 
11 -  ALMOFADINHAS, ALMOFADAS E ALMOFADÕES!!! 
O uso da almofada é fundamental  nesta faixa etária. Elas gostam de se recostar, deitar,... Isso torna o ambiente  mais aconchegante e acalma a criança. Podem ser de várias formas, cores e  tamanhos. 
Sugerimos também a confecção de um "minhocão". Ele não só terá  a finalidade acima, como também auxiliará no momento da história ou atividade  delimitando o lugar onde você quer que elas façam a rodinha
 Observação: As almofadas podem ser feitas de retalhos  coloridos. 
12 - MODELAR: 
Você pode fazer a massa junto com as  crianças e mostrar a "mágica das cores" quando a anilina se mistura com a massa.  
1ª Receita: 
Ingredientes: 
- 3 xícaras de farinha de trigo 
-  1 xícara de sal 
- 1/2 xícara de água 
- 1 colher de chá de pó xadrez  
- 1 colher de chá de óleo. 
Preparando: 
Dissolver o pó xadrez na  água. Misturar a farinha com o sal e o óleo e ir acrescentando o líquido  anterior até obter uma consistência de massa que não grude nas mãos. A  quantidade de pó xadrez depende do seu gosto, se deseja mais ou menos escuro é  só por mais ou menos pó xadrez. Se ficar muito mole é só acrescentar mais  farinha de trigo. Para guardar, embrulhe num pano úmido e coloque dentro de um  plástico. Esta massa fica muito boa para trabalhar nos primeiros cinco dias,  depois vai formando uma crosta mais dura na superfície que é necessário tirar  antes de começar a trabalhar
2ª Receita: 
Ingredientes: 
(para mais  tempo de duração) 
- 4 xícaras de farinha de trigo 
- 5 xícaras de sal  
- 4 colheres de sopa rasas de alume 
- 1 colher de sopa de pó xadrez  
- 1 xícara de água 
Preparando: Proceda como na receita anterior.  
Observações: 
a) Essa brincadeira serve para desenvolver a  coordenação motora fina (das mãos). Pode ser utilizada para fixação da história.  
b) Não se deve prolongar nesta atividade (mais ou menos 10 à 15 minutos).  Cante músicas de diferentes ritmos (lentos, acelerados), e incentive as crianças  a baterem na massa de acordo com o ritmo da música.
 c)  Sempre termine com música lenta. Ao término da atividade leve cada criança a  guardar sua massinha no lugar previamente definido. 
13 - TINTA GUACHE:  
É uma pena que as igrejas utilizem tão pouco um material tão gostoso!  Procure sempre adequar a atividade à lição. Nesta faixa etária não precisa  utilizar pincel. A criança deve manipular a tinta com as mãos, os pés... Depois  deixe que "carimbem" numa folha de papel pardo, cartolina, etc. 
Por  exemplo, na lição do Bom Samaritano, carimbar as mãos. Na lição do Caminho de  Emaús, carimbar os pés. 
Caso os "carimbos" sejam feitos por várias  crianças numa mesma folha, escreva embaixo de cada "impressão" o nome da criança  que carimbou. Depois coloque o título da lição, a data e fixe no  mural.
 Observações: 
a) Algumas crianças não gostam de colocar  as mãos na tinta. Não force, apenas incentive. 
b) Quando for trabalhar com  tinta, tenha outra pessoa lhe ajudando para que possa lavar as mãos das  crianças. 
c) Quando pintar os pés, coloque a tinta numa bacia. Você pode  fazer uma passarela de papel de computador (interno) e deixar que caminhem sobre  ele. Elas vão adorar! Para que tenham paciência de esperar a sua vez, coloque-os  sentados e denomine a atividade de "desfile". Aplaudam cada criança que acabar  de desfilar e dê a mão à criança para que não escorregue com a tinta. 
d) Não  dê desenhos delimitando o espaço para que a criança use tinta. Ela ainda não tem  essa capacidade motora. Dê folhas lisas e grandes e deixe que aquele monte de  tinta vire vaca, árvore, ou qualquer outra coisa! Caso a criança já verbalize  suas idéias, você pode escrever o que ela expressou em seu desenho. Não complete  a escrita. Só registre o que ela falar: uma palavra, duas, etc... 
e) Para  dar uma outra espessura à guache, coloque um pouquinho de trigo. Caso queira que  fique lustrosa, misture cola branca (durante a atividade). 
f) Procure  utilizar papéis grandes e lembre-se de forrar a mesa com jornal para evitar a  sujeira. O ideal seria usar aventais nas crianças para não sujarem as roupas.  Mas se acontecer de se sujarem não se preocupe: a tinta guache é removível com  água e sabão. 
14 - COLA COLORIDA: 
Como fazer cola colorida? Basta  você acrescentar um pouco de anilina (em pó ou líquida) na cola branca. Sacudir  o recipiente e, está pronto.
 15 -  ESPELHO MÁGICO: 
Marque a folha no meio, coloque cola somente de um lado,  dobre e deixe que a criança bata a mão e "faça carinho" na folha. É indicado  para a confecção de cartões. Abra a folha logo em seguida e a atividade estará  pronta. Também pode ser utilizada como carimbo, mas só deve ser desenvolvido com  avental para evitar que manche a roupa
16 - GRAFISMO I (com lápis cera):  
O lápis cera deve ser tipo bastão (o mais grosso) para facilitar o manuseio.  Os papéis devem ser amplos e de várias texturas (lixa, jornal, papel pardo,  ofício duplo, etc). 
17 - GRAFISMO II (com giz): 
Molhe o giz antes da  atividade para que fixe no papel. Caso haja espaço, deixe que desenhem no chão  (quintal, pátio). 
Observação: Ficar de olhos bem abertos porque elas  adoram pôr lápis cera e giz na boca.
 18 -  HISTÓRIAS: 
As histórias podem ser contadas com gravuras, cartões relâmpago,  fantoches, retroprojetor,... Procure sempre variar a forma de contar a história  e gesticule, use expressão facial, varie a entonação da sua voz de acordo com a  narrativa; dramatize, use sua imaginação! 
Você também poderá  confeccionar fantoches de vara. Basta selecionar os desenhos das personagens da  história, recortar, colar na cartolina e prender um palito de churrasco atrás de  cada gravura. Depois, encape uma caixa de sapato, coloque areia dentro (sem  tampa), vá fincando as gravuras na areia à medida que for narrando a história.  As personagens poderão se locomover dentro da caixa. 
O ideal é que você  tenha um lugar fixo para contar a história De preferência um local onde as  pessoas não transitem e não tenha nada que possa distrair a atenção das  crianças. 
Conte história sempre no mesmo plano em que as crianças estão.  Para isso o ideal é que você sente no chão. Não se prolongue ao contar a  história. Lembre-se: as crianças nesta idade têm pouca concentração. 
19  - SUGESTÃO PARA GUARDAR LIVROS: 
Utilize caixa de sabão em pó (ou outra de  tamanho e forma semelhantes); recorte a caixa na diagonal e encape com papel de  presente.
 20 -  SUGESTÃO PARA GUARDAR REVISTAS: 
Utilize caixa de biscoito (ou outra do mesmo  tamanho): recorte em forma de "V", encape com papel de presente ou lustroso e  ornamente
21 - RECORTE E COLAGEM: 
Nesta faixa etária a criança ainda  não tem capacidade de utilizar a tesoura para recortar gravuras; assim, deixe  que ela rasgue o papel com as mãos. Para que desenvolva a atividade, coloque a  cola para cada uma delas, pois elas ainda não conseguem pressionar o tubo.  
Ao contar a história da ovelhinha perdida, por exemplo, você pode fazer  o pasto com papel crepom verde sobre o papel pardo. 
Material: 
-  papel crepom 
- papel lustroso 
- papel celofane 
- barbante (para  colorir, molhe na anilina com álcool e coloque para secar). 
- sucata  (papelão, caixa de ovo, caixinhas). 
- areia colorida (misture com anilina em  pó) 
Observação: Caso você já entregue o papel picado, tenha o cuidado de  recortar em pedaços grandes para facilitar a execução da atividade. O papel  poderá ser colado amassado ou não. O ato de amassar também coopera para o  desenvolvimento da coordenação motora fina (mãos).
 22 -  QUANTO À DISPOSIÇÃO DOS MÓVEIS: 
As mesas, cadeiras e bancos devem ser  pequenas, de forma que as crianças consigam sentar e levantar sozinhas.  Certamente elas irão tentar subir nas cadeiras e mesa, por isso todo cuidado é  pouco com esses pequeninos. 
Você pode de vez em quando, mudar os móveis  de lugar para tornar o ambiente mais atrativo. Os brinquedos não devem ser  oferecidos todos de uma vez. Não misture brinquedos plásticos com brinquedos de  madeira, jogo de encaixe com livros, etc. Você pode, por exemplo, colocar em  cima da mesa revistas, em outro canto bonequinhos, e assim por diante.  
Outra alternativa é "virar a sala de cabeça para baixo": vire a mesa e  coloque os brinquedos dentro; nos pés da mesa pendure fantoches; outros  brinquedos podem ser colocados dentro do banco(também de cabeça para baixo) que  depois pode virar um trem. Coloque também em cima de tapete ou papel celofane.  Bem, o importante é não misturar os brinquedos.
Observações: 
a) ANTES  DA AULA: É muito importante que o professor(a) chegue no mínimo com 20 minutos  de antecedência. Se o encontro da Escola Dominical, por exemplo, começa às 9h,  ele(a) deverá estar na sala já às 8:40h para preparar o material e receber as  crianças. É desrespeito para com as crianças, desleixo com a obra de Deus e  pedagogicamente improdutivo (é uma coisa negativa) o professor(a) que não se  prepara com antecedência e que vive chegando atrasado(a). 
b) DEPOIS DA  AULA: Depois das brincadeiras, jogos, lição e das tarefas terminadas ainda há  muito trabalho! Coloque a garotada para ajudar. Procure uma música sobre ajuda e  incentive para que todos cooperem. Eles gostam de arrumar e guardar o material  junto com a professor(a). Arrumar a sala deve fazer parte da educação das nossas  crianças e deve ser também uma atividade agradável para a criança.
 23 -  BIG COKE COLORIDA: 
Colorindo a sala: Coloque água na garrafa mais ou menos  até à metade. Acrescente sabão líquido (detergente) e algumas gotinhas de  anilina. Após, feche bem apertado e reforce com fita crepe. 
Observação:  Esta atividade deve ser executada junto com as crianças. Pode ser utilizada  também para ornamentar a sala. Recorte tiras coloridas de crepom, celofane, ou  outros objetos e coloque dentro da garrafa. Utilize essas garrafas também para  criar bonecos. Coloque olhos nariz, boca. Em caso de boneca, coloque saia de  elástico, para o cabelo pode ser usado a fita propriamente dita de fita K7,  bombril, etc. Use sua imaginação! 
Puxa! Tudo isso parece um sonho! Mas é  devagar que a gente chega lá! Provavelmente seu espaço de trabalho está muito  longe deste ideal, mas com o seu empenho, sua perseverança e seu amor,  certamente você chegará lá! Não desanime.
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