domingo, 29 de agosto de 2010

Sugestão de leitura para líderes de crianças - Pescadores de Crianças - Charles Haddon Spurgeon

 

Neste livro, você encontrará encorajamento, orientação prática e princípios bíblicos
para renovar suas energias no ministério com crianças.
Você ganhará uma nova visão da importância do trabalho em que está envolvido.
Spurgeon nos desafia, demonstrando que falar de Jesus às crianças é a
tarefa mais importante que uma pessoa possa desempenhar, quer seja ela um pai,
professor ou pastor.
Você poderá baixar em:
 
 



 

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

"Cultinhos" - Uma Bênção Para Crianças e Juniores?






"Cultinhos" - Uma Bênção Para Crianças e Juniores?

Certamente, as crianças devem ter seu momento e seu espaço na adoração e no louvor nas igrejas cristãs. Também precisam de professores criativos, preparados para ensinar a elas as maravilhas da Palavra de Deus. Encaro esses "jovenzinhos" como "Timóteos" - o presente e o futuro de nossas igrejas. E sobre Timéteo, Paulo disse:
 
"E que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus." (2 Tmóteo 3:15)
 
        Interessante que a palavra grega usada para "infância", dirigida a Timéteo, é "bre. fos", e significa uma criança recém-nascida. Os nossos "Timotinhos" precisam de instrução no lar (Deuteronômio 6:6, 7) e no templo. Todavia, andei passeando pelos sites e blogs, em inglês e português, vendo fotos dos "cultinhos" realizados em várias de nossas igrejas. Boa parte desses pequeninos não aparece nas fotos com a Bíblia, sendo que parecem já possuir mais de sete anos. Posso pensar? Se esses cultinhos forem ocasiões para apenas retirar os filhos irriquietos da igreja, para deixar os pais mais sossegados e servirem ainda para isentar os pais de falarem de Bíblia com seus filhos, estes crescerão em estatura, mas não em sabedoria e em graça. (Veja Lucas 2:52) Não se firmarão na Palavra. Se esses cultinhos apenas ensinarem desenhos bíblicos, brincadeiras, e não houver professores capacitados para ensinar Bíblia às crianças como se deve, pobre dessa criançada. Agora, observe que criancice de certos professores nossos, durante os cultos bíblicos: Enquanto ele repousa confortávelmente e até dorme, as crianças, ao som de Aline Barros (nada contra ela), por exemplo, se divertem com seus louvorezinhos para elas. Por isso há crianças que já pedem assim: "Pai, Mãe, posso assistir ao cultão?" Protesto! As crianças das seitas TJ, Mormonismo e Espiritismo sabem muito mais a Bíblia do que nossos filhos. Uma professora responsável pelo cultinho confessou:
 
"A nossa igreja nos dá material muito fraco. E as crianças precisam aprender sobre Jesus, bem cedinho."

        Quando fui pregar numa igreja, observei uma professora conquistar a atenção de 200 criancinhas. Sua voz, seus gestos, sua atenção - tudo indicava o preparo dela. Não resisti e pedi para ficar no local deles, momento da EBD que antecedia a mensagem do preletor. A professora fazia a diferença. Mas explicou:
 
"A igreja investiu em meu treinamento, por isso, senti-me mais capacitada para motivar os jovenzinhos."

        Mas em muitos cultinhos, uma lástima! Como visito muitas igrejas, sem querer querendo já percebi crianças, nesses momentos com Deus, disputando figurinhas do Pokemon, pintando um pica-pau crente, outra com um fone num dos ouvidos escutando o jogo. Sei que era jogo, porque gritou: gooool do Coríntians! E nenhuma dessas crianças portava uma Bíblia. Que contraste com crianças adeptas de seitas, no que se refere a' participar de suas reuniões e ter conhecimento do que aprendem! Pais, pastores, professores e lideranças: Os pequeninos, - crianças e juniores - todos precisam aprender a gostar mais da Bíblia para que se observe neles a influência do Deus triúno em suas vidas. (Salmo 119:97) Criança que não cresce na fé, que nem leva a Bíblia para o culto, devido a um ensino deficiente nas igrejas e a cultinhos ocultinhos, provavelmente será problema para os pais. Crescerá só no tamanho físico. Vergonha para nossas igrejas. Não é à toa que quando fui professor do ensino médio (antigas 5a. a 8a. séries), os alunos mais levados e irriquietos eram os filhos de evangélicos. Tudo isso refletia a qualidade do ensino cristão dado a elas pelos pais e nos chamados cultinhos. Crianças cristãs precisam deixar brilhar suas luzezinhas. A do seu filho brilha? Pense nisso.

Autor: Fernando Galli
 


__._,_.___


__,_._,___